Realidade
Vitória vencida sob a gloria dos mal perdedores é tão frágil e inútil quanto perecer sem lutar. Não adianta tentar conter resultados. Certa hora a verdade vem, e se mostra. Quanto mais adiar fatos, mais pesados eles chegaram. Tentar vencer o tempo é burrice. Controlá-lo é insano. Insatisfeito, por tentar e perder... Perde o controle de coisas que já não conduzia e se choca contra a realidade! Dura, cruel, verdadeira! Acaba por aprender, na marra, coisas que a vida tentou mostrar, sutilmente. Fecha os olhos, tapa os ouvidos e deixa, novamente, a verdade passar. Passar por cima! Não tem como fugir da realidade.

(Luiz Bringel
Respeitar
Se para você, me aceitar é muito. Exijo então, pelo menos, respeito. Não tente me convencer do seu ponto de vista, já tenho o meu. Meu mesmo, pois pensei. Moldar a mente da fraqueza é fácil. Difícil é persuadir quem tem cabeça feita. Fazer a coisa certa pode ser errado, caso ultrapasse os limites alheios. Aleatoriamente aponto você e disseco. Falo todos os seus podres, exponho. Daí, você vem e afirma: Pare! Depois, eu afirmo: Posso não te aceitar, mas... Respeitar é fundamental.

(Luiz Bringel
Liberdade
Viver de forma limitada é morrer lentamente em uma prisão chamada mente.  Mentira de quem diz e afirma não se limitar. Todos nós temos medos e receios, mas... A questão é viver abertamente, livremente. Livre não dos outros, isso pouco importa. Livre de nós mesmos, de nossos receios! Eles não nos darão este direito! Errar de boa forma é formar opinião sobre experiências válidas, ou não. Momentos variados todos nós temos, a questão é saber transformar toda dor, em felicidade. Todo medo em coragem! Toda mente, em liberdade!

(Luiz Bringel
Meu espelho.
Certa vez, tomei coragem e me olhei no espelho. Era o mesmo rosto, um pouco mais acabado, mais o mesmo. Mesmo sendo eu, tinha algo que não se encaixava, algo que não sabia explicar. Depois de algumas olhadas, pude perceber que havia perdido uma coisa importante... Minha essência. Essencialmente falando, é de extrema importância ter um brilho no olhar, algo que vale a pena lutar! E quando se perde isso, viver já não faz mais sentido.

(Luiz Bringel
Justo
Trapacear é uma farsa forçada e fica fraca quando a verdade se mostra para quem quer ver.  E quando esta hora chega, não existe teatro ensaiado, nem falas decoradas! Você está exposto, perdido! Em prantos, chora pelo que cometeu, por dentro, ri de quem sofreu. Faz força para manter a aparência. Na decadência a única maneira de sair ileso é dando a cara à tapa. Mas por maldade decide, novamente, atuar. Aturar a felicidade alheira é incomodo a sua sanidade. Santidade tenha piedade, de quem sofreu. Pois, os atores, devem sim pagar pela atuação! Nada mais justo.

(Luiz Bringel
Maestria
Ao seu lado, olhando de longe, criei uma boa definição sobre. Era uma boa pessoa, aparentemente. Dizia coisas bonitas, e sempre estava ao meu lado nos melhores momentos. Quanto mais fui me aproximando, não fisicamente, mais tive medo. Sentia-me entranho. Como poderia me iludir tanto, se tudo estava na minha frente? A resposta era simples. Ela sabia enganar como ninguém. Admito, ela sabe envolver com maestria. E o problema não é ter alguém ao seu lado nos bons momentos, o problema é achar alguém que não ria, ou sorria, nos ruins. Até você perceber isso, você quebra muito a cara.

(Luiz Bringel
Eu.
Sou meu dono! Escolho o que farei ou não de minha vida! Decido o que é melhor para mim, o que é realmente válido fazer, pelo que vale realmente sofrer. Decido chorar, sorrir, fingir da maneira que sou. Decido estar triste, por abusar felicidade. Feliz, por abusar tristeza. Decido ser você, por abusar ser eu. Posso parar quando quiser. Sorrir quando puder. Mostrar- me, quando você merecer. Posso te enganar, amar, posso até tentar, se valer a pena! Só, para mim, claro! De forma clara, cruzo o meu mundo, até a minha chegada, para me dizer: você venceu!

(Luiz Bringel
Se?
Não se arrependa! Esteja certo e convicto de que arrependimento é um dos piores, se não o pior, sentimento existente. Dá uma mágoa e um questionamento profundo sobre nós mesmo. Acabamos por não entender o real motivo de nossos instintos nos levarem a tal caminho, mas compreendemos que tentar, errar e aprender são formas naturais de crescimento. Crescimento este que só vêm após prática. Após tentar. Tente! Mas, entramos em contradição, se afirmar que “Só se arrepende quem tenta”. Não! Por mais irracional ou humana que tenha sido uma escolha, apenas aceite os fatos e siga em frente. É melhor se arrepender de fazer do que levar, para sempre, outro questionamento profundo. “E se?”.

(Luiz Bringel
24Hrs
Hoje eu estou abusado. Portanto, não fale, não respire, não me chame... Durante um dia, apenas um dia, quero que você morra. Suma, e não volte nunca mais. Até que amanhã chegue. Quando meu humor mudar, quando você voltar e eu puder dizer que estou melhor. Apenas aceite este fato, pois... Todas as vezes que reclamava, eu entendia. Eu tentava. Logo, não me pergunte, não me interrompa. Apenas vá. Deixe minha raiva no tempo que ela tem. Para eu poder relembrar o que é realmente viver.

(Luiz Bringel
Monotonia
Direito de opinar todos temos. Assim como o direito de falar o que se pensa. Pensando ou não, agir é fundamental para conseguir. Quem não se movimenta, fica estagnado em seu próprio ser, achando que viver é simplesmente, morrer. E quando o tédio for sua única diversão, perceberá que não tem mais sentido lutar pelo que já achou digno. Digo e afirmo, com toda dúvida do mundo, que viver é fundamental para que, um dia, possamos morrer. De amor, de loucura, ou de tédio.

(Luiz Bringel
Deixe que...
Chore, perca o tempo que quiser no seu teatro, na sua dor. Mas, esteja ciente que o mundo não para se você cair. Descer da pose forçadamente é algo natural da vida. Não suba muito, mas não se rebaixe. Pessoas te tratam da forma que você as permite tratar, da forma que você se permite tratar. Tenha em mente seus piore defeitos e guarde-os. As qualidades... Deixe que descubram de forma simples, singular. Mostre-se vagarosamente, e com cautela. Mesmo sendo a pessoa perfeita por anos, se errar uma vez... Será julgado, e tudo que foi vivido, deixado de lado. Pois, erros serão exaltados. Qualidades ofuscadas. E se não tiver nada de ruim, eles criarão.

(Luiz Bringel
Faces escuras.
Apaguem as luzes, apaguem a modéstia e as boas maneiras. Deixe-se vir. Apareça... Mostre para você, e para o mundo quem é! Somente na escuridão, exterior ou interior, podemos saber quem somos, podemos nos ver. Ver nossos medos, desejos e anseios mais obscuros. Ofuscados pela inveja alheia, tentamos brilhar de forma clara. Claro que devemos ser quem somos, e viver uma vida que queremos. Viver com medo é viver preso. Tudo tem seu limite, seu ponto máximo. Ultrapassá-lo é loucura, insano. É normal, é ai que podemos perceber até onde iremos! Até onde lutaremos para por um fim, em quem insiste em julgar, falar, antes de conhecer. Tudo tem faces, fáceis, difíceis, mas... Corretas! Erradas ou não, estas faces escuras, nunca te deixaram na mão.  

(Luiz Bringel
Dormente.
Dose dupla desta vez.  Quero logo dois amores. Um para hoje, outro para ontem.  Estou sedento de sentimentalismo. Beberei feito água. Aguardente. Dose dupla desta vez, desta vez cachaça mesmo. E quanto mais tento me encontrar, mais me perco! Porco daquele que finge iludir quem o ilude. E quem mais vive dizendo que é, é o que menos poderia ser. Àquilo que um dia tentou ter... E por viver, desistiu. Precariamente vejo uma situação desconfortável. Sendo meu maior conforto, minha maior paixão. E meu menor problema, meu coração, anestesiado. Dormente, de tanta água, aguardente.

(Luiz Bringel
Porta, chave, Felicidade.
Saindo, feche a porta, deixe a chave e a Felicidade. Pode levara tristeza, se quiser. Mas a felicidade fica. Os momentos bons também, assim como os ruins. Eu sei que vai fazer falta, sei também que irá doer, mas eu não posso querer mais nada. A escolha e sua. Só não venha pensando em entrar na minha casa, com a chave antiga. Logo mudarei de forma, e você não mais fará parte disto, não mais fará parte de minha mente, de meus pensamentos. Dos sonhos, talvez. Vitória tem, quem luta. Eu sei que tive, pois lutei. Dói dizer, mas nunca me teve. Pois, nunca fez questão de estar do meu lado. Nunca lutou pelo que dizia, e rotulava ‘Amor’. Hoje, sou eu quem sofre. Hoje! Amanhã, já não sei.

(Luiz Bringel
Quem é o perdedor?
Sou um plano meu, eu sei. Dando certo ou não, prefiro sonhar. Posso quebrar a cara. Posso até sorrir. Depois quem sentirá será eu, comemorando ou chorando, apenas eu! Então... Deixe-me optar, escolher, viver. Do meu tolo modo, eu sei. Mas... Apenas deixe-me. Vá, fisicamente. Fique, constantemente. Pois, não há forma de te tirar de mim... Sempre aqui, dentro. De certa forma acabo aprendendo, forçadamente. Posso aparentar fraqueza, mas... Mais forte! Interiormente, querendo ou não, você me fortalece. Faz-me querer ser... Mais do que sou, só para me mostrar, amostrar. Só para te olhar e dizer... Você perdeu.

(Luiz Bringel
Des.construir
((Nova)(mente)) busca(o) coisas novas, delirando de (in(felicidade)). Agradecendo por (sobre(viver)). Na ((atual)(idade)) atuar é normal, banal. Perder a (Des(graça)) de viver é perecer diante da nova (Human(idade)), que se diz (in(certa)), (in(pura)), (In(feliz)).  

(Luiz Bringel
Agora, feliz!
Chega mais perto que mostro meus defeitos, cola em mim. Vem devagar, rápido, no seu tempo. Só não deixe de vir.  Se felicidade tivesse outro nome chamaria-se Agora! Agora está aqui! Talvez seja este um dos momentos sentidos da vida, não pensados. Pensar perde o foco, perde o sentido. É para deixar envolver, quebrar a cara, sorrir.  É para deixar partir, só assim pode-se vir. Quanto mais se solta, mais se tem. Tendo a certeza de que tudo é incerto, instável, mas... Agora, feliz!

(Luiz Bringel
(Sobre(viver))
Silenciosamente ela chegou, invadiu totalmente o espaço que estava disponível, e quando se foi, deixou um vazio que certamente, não será reposto. Fez o favor de levar a felicidade que se encontrava na simplicidade do meu dia-a-dia e deixou somente, sofrimento, dor e muita saudade. Não é fácil tentar compreender o caminho que vida faz questão de nos levar, e nem tão pouco aceitar. Deixou-me no escuro, e de mãos atadas. Quando se é visitado por algo tão sem vida, como a morte, você acaba tento que descobrir o verdadeiro significado de viver. Sobreviver, na verdade. E da mesma forma, silenciosamente, que ela chegou, se foi. Quem gritou, fui eu.

(Luiz Bringel
Minhas (In)certezas.
Do cume de minha alma me vem uma dúvida, que por tempos insiste em brotar. Qual o verdadeiro significado da mentira? Fala sério... Muita gente se queima por mentir. Mas hoje em dia, as pessoas se queimam por falar a verdade, e isso me assusta. Não que eu minta, ou que fale a verdade, mas cada vez mais as divergências estão virando comuns, corriqueiras. E insistir em algo mesmo tendo a certeza que é errado, vale a pena. Mesmo errando por escolher, é melhor do que se arrepender, um dia, de não fazer. Posso dizer que errei em mentir, quando deveria confessar, ou o contrário, não importa. A questão é que mesmo buscando o significado da verdade existente na enganação, segurei dignamente, mentindo ou falando a verdade.

(Luiz Bringel
?
Nem que eu te torne a pior pessoa do mundo, dentro de mim, mas... Não penso mais em você. Chega! Poderia passar horas falando sobre o quando você me confunde. O quanto esta imensidão de divergências faz questão de se impregnar em cada certeza, que, por sua vez, deixa de existir. Sei que você, provavelmente, sabe o que sinto e penso sobre. Acredito, também, que não se compreende, já que um ponto de interrogação seria sua mais clara definição. Sei também que de todas que já conheci, as maiores duvidas, e as maiores certezas surgiram de pensamentos meus, inclinados, espelhados em você... Acredito que Amor não seja mais a palavra perfeita para este inclinado sentimento. Poderia ser rotulado de Saudade, mas... Ainda é muito duvidoso. E minha única busca hoje é distância. Já que, depois de tudo, está sendo meu único proveito. Dentro de inquestionáveis questionamentos, concluirei com uma certeza. Minhas dúvidas serão eternas.
Nota: Este texto pode ou não ser sobre você, pode ou não se sobre mim.

(Luiz Bringel
Atualidade.
 
Fácil é encontrar alguém fácil. Difícil, é achar alguém que tenha valor. É verdade que não podemos reclamar muito, e temos que aceitar o que nos é servido. Mas... Até certo ponto. Qualquer coisa sendo posta em minha mesa pode, ou não, dar vontade de ter.  Pode, ou não, dar vontade provar, comer. São sem cheiro, são sem gosto. Às vezes, quando não se gosta, a pessoa chega a feder... Sem personalidade para pensar. Sim, personalidade hoje é fundamental! Rara, mas... Fundamental... É de fazer nojo pessoas que se dão de graça, sem reclamar, sem questionar. Acho sem graça pessoas fingidas. Que fingem ser o que não são, ou o que querem ser. Criança, aparente! No íntimo, uma serpente.

(Luiz Bringel
Relembrar.
Intensa forma de viver é sobreviver na saudade! Analisando, relembrando momentos que por um instante, tornaram-se eternos. Tornaram-se perfeitos, mesmo errados. É sofrer esperando as novidades. É sorri com as coisas antigas. É duvidar do futuro e acreditar no passado. Pois, na saudade, o passado tem sua vez... É normal, faz parte da vida, é sempre ruim uma despedida. Separação deixa saudade, principalmente, quando a certeza do reencontro é incerta. É quando a segurança se vai, sem piedade. Perceba, tendo realmente motivos dignos de lágrimas, se tem algo no qual vale à pena lutar. E independente de não ter motivos de desconfiança, confiar, é pré-requisito para estar do lado. Se um dia, achar, pensar e/ou imaginar que dignidade não foi à rotulação perfeita pelo que passamos, me desculpe e saiba que dei meu melhor por você, somente... Por você.

(Luiz Bringel
Não pense, sinta!
Entender certas coisas é desumano. Impensável. Não adianta querer saber coisas que estão fora de alcance.  Tentar compreender o amor é loucura. Loucura pensar que pode se entender algo que deve ser sentido, vivido. Completamente confuso, discretamente puro, tentador! Meu bem, no amor, pensar é matá-lo. Sentir é deixa-lo brotar, surgi! É poder sorrir mesmo partido. É poder chorar, mesmo sorrindo. É uma contradição, uma bagunça onde somente os irracionais se dão bem.  É ter a certeza, ou nao, de onde vem. É saber, ou nao, para onde vai.

(Luiz Bringel
Existir é pouco!
Quando perguntam o verdadeiro significado da vida devem, primeiramente, não questionar. Não fazer programações para coisas que ‘simplesmente’ devem seguir, pensando, em não pensar.  Viver sobre planos é viver de forma limitada, rotulada, estagnada. Hoje isso, amanhã isso, sempre... Isso! Seguir novos rumos é fundamental para novidades. Diga-me... Como quer chegar a novos lugares, se não mudar os caminhos? Como querer chegar aonde ninguém chegou? Para se descobrir, é necessário se perder. Deixe lembranças ruins, pois... Elas nunca vão te deixar. Serão sempre marcas gravadas profundamente em seu corpo, em sua alma. Deixe sua segurança, viva de forma arriscada, de forma viva! Chegará um dia e você pensará que poderia ter falhado mais e não... Deixado de fazer, deixado de tentar, deixado de viver.

(Luiz Bringel
Falta de...
É verdade! O fato é que, desde o feto, contam mentiras. Muitas mentiras. E eu? Bem... Finjo que é acredito nesta ‘verdade’! Só assim posso passar despercebido por algo, ou alguém, que não ligo tanto assim, que não quero tanto assim. E somente depois de muitas falsas verdades, ou enumeras mentiras verdadeiras, percebo que talvez, mentir verdadeiramente, seja uma boa forma de conseguir coisas que desejo. Devo me importar por distorcer tal verdade? Creio que não. Creio que fazem o mesmo comigo. Creio que ‘Isso’ seja o menor dos meus problemas. Sendo que ‘Isso’, são os outros. Os que se passam, os que falam a ‘verdade’, os que não fazem tanta falta assim.

(Luiz Bringel
Seu som, sem som.

Ta! Vamos falar de você. Sabe bem o que quer, Não é? Não! Sabe bem o que é, não é? Não!  Sabe bem o que ter, não é? Não! Sabe muitas coisas em? Advinha... Não! Pouco pode até ser muito, comparado a nada. E se você pensar em ser um nada, não pense. Você já é! E se viver fosse apenas um sonho, em? a vida brinca com quem brinca com ela ou não brinca de forma alguma? Sabe o som que você faz? Aquele som... Aquele dentro de você.  Aquele desgastante som, que irrita os que são vivos, não por existir, sim por viver. Seu som sem som. No vácuo, você é oco.

(Luiz Bringel
A.grad.ar.(Agradar)
Como seria ser alguém completo? Sabe... Perfeito! Deve ser muito gratificante saber que tudo que quer você pode ter, mas... Isso é perfeição? Ter tudo que quero ser, ter tudo que posso ter. Isso não me agrada muito, isso me engraça, me prende. Para mim, perfeição vem justamente do que falta, justamente do que tem divergência. Não gosto de algo por ter enumeras qualidades, falando a verdade, não é somente a qualidade que me agrada, são as características. E esperar muito de alguém, ou de algo, é uma tolice, hoje em dia. Pois, quem espera demais, acaba ficando somente com o que sobra.  E quem busca qualidade, acaba encontrando a.grad.os.(Agrados)... Grades.

(Luiz Bringel