Hipocrisia
Sob a verdade encontram-se estruturas impecáveis de seres pecáveis. Dizem fazer da melhor forma possível, sem saber que a fôrma é defeituosa. Gerenciar mentiras de forma fajuta é tão incerto e improvável quando prender verdades. Dizer-se que é sem ser da forma que faz é um erro indigno de credibilidade. Palavras não são nada sem ações. E ações são erradas se fundadas por mentiras. Tudo tem que ocorrer da forma que é!  Juntando-se o ser com o seu interior. Daí então, se percebe que a hipocrisia não tem mais vez. E as pessoas são demonstradas da forma que se mostram, para seu íntimo.

(Luiz Bringel
Empedrar.
Ventos fortes e gélidos me cortavam a face. Faziam meus olhos cerrarem e minha respiração alfinetar-me internamente. Não havia possibilidade de choro líquido, e de alma aquecida. Esquecido, por mim mesmo, fui me deixando congelar e empedrar. Após conhecer a mais insistente falta de luz, qualquer remota claridade é notada, e é por este feixe que voltarei a minha realidade. Sabe, realmente, é tão bom ser feliz. Feliz, que eu escrevo, é a abundância que cobre de risos e sorrisos os sérios. É este mesmo sentimento que me fez viver.

(Luiz Bringel
Todos nós somos superficiais, em certos aspectos. A profundeza não está no recipiente que é observado e delimitado, está na vontade das pessoas adentrarem em um ambiente irreconhecível. Depois então se percebe que a superficialidade era de quem julgava, por não conhecer. Não de quem se mostrava, por temer apontamentos.

(Luiz Bringel
Mãe Marú

Na condição de simplicidade,
Gera-se um amor inexistente.
Não por não existir amor,
Sim por amar sem ainda conhecer.

E desta forma, prematura, surge a felicidade.
A instabilidade perde a vez,
Dando lugar ao amor incondicional.
Este sim é o verdadeiro bem.

Com alguns desentendimentos,
Entendemos e reconhecemos vocês.
Nos mais variados sentimentos,
Todo amor tem sua vez.

Falar que demorei a demonstrar
Não diz que demorei a perceber,
Não diz nada, verdadeiramente.
Mas, sinceramente, não vivo sem você.

De um filho errante, humano.
A uma mãe perfeita, cheia de manias.
Dos contrastes, nós nos completamos.
Mas é do amor igual, que nos reconhecemos.


(Luiz Bringel                  
(Feliz poema das Mães, atrasado.
Minhas atitudes, minhas verdades. Fugir disto é fugir de mim.

(Luiz Bringel
É, você pode chorar, pedir ou até implorar. Não adianta... Mesmo sem fazer nada, eu sou seu. Insignificância minha? De forma alguma. Insignificância sua, que não consegue me fazer sentir ódio.

(Luiz Bringel
Maldito ego.
Não que eu tenha não problemas, mas procurar os alheios é muita falta do que fazer. E mesmo sem ter o que, prefiro inventar uma divergência interna, a buscar complicações externas. Dispenso seus problemas banais, prefiro minhas fúteis indagações. Acabando de acabar com meus inquéritos, busco outros para não deixar-me estagnado. E nem tão pouco pensando nos seus, a ponto de esquecer os meus. Caros colegas e desconhecidos, se assim preferirem, poupem esforço para comover-me. Meus atos já tomam todo o tempo de minha existência. Meu ego é meu único egoísmo, pensarei mais em mim. Exclusivamente em mim.

(Luiz Bringel
Pequenos grandes problemas.
E o problema não são as grandes dificuldades, pois são visíveis. E sim, não tropeçar nos pequenos obstáculos pela estrada. E dentre meus devaneios, sonho com meus objetivos mais estranhos e fieis. Aqueles cuja certeza nunca se deixou morrer dentro de mim. Certeza de concretização independentemente da duvidosa caminhada e dos certos problemas ocultos pelo caminho. Esta estrada está repleta de atrações e distrações, mas quem tem determinação e perseverança, passa pelos seus testes. Deixamos de lado as falações e emudecemos os gritos covardes de pessoas fracas e incapazes se sustentar o fardo ofertado pela sua trajetória. Indignos então de receber o que realmente os esperava.

(Luiz Bringel 
Doce azedo.
Ninguém é tão inútil a ponto de descartar-se. E por mais imundo e suburbano que seja tal indivíduo, ele serve para algo. Nem que seja de mau exemplo. Exemplo próprio, para que você não serve? Quem é tal, mesmo se mal for... Que não se pode ser servido como de bom gosto... Gostoso é aproveitar, até mesmo o azedo doce que existe em cada um de nós. Pois após lidar com o paladar alheio, alinho-me novamente, para receber e provar novas expectativas. Novos sentimentos requerem novos aprendizados. Aprender, aproveitando, é mais rápido e divertido que morrer esperando.

(Luiz Bringel
Mundo real e meu mundo.
Gosto da minha forma de pensar. Gosto mais ainda da minha divergente forma de agir, na qual sempre entro em contradição. Após a comparação, entre meu mundo e minha mente, percebo seco e sem vigor, a dor que flui nos olhos de quem me vê, aproveitando a vida no mundo real, da forma que imagino no meu imaginário. Faço o que penso em fazer sem perceber que mudo, constantemente, cada ser presente e cada ser existente em meu ser. Eu tinha convicção dos apontamentos que iria receber, e mais convicção ainda no que sou. Só assim não enlouqueço, só assim não ligo. E mesmo assim, mesmo sabendo, eu me permitir, só para ter aquela certeza... Certeza eu já possuía, e era clara. Mas, o que adquirir após ter tentado, era algo além da convicção.

(Luiz Bringel